Notícias

Publicado em 22/08/2023

Colite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A colite é a inflamação do cólon, que pode causar sintomas como dor abdominal, gases, desidratação, sangue nas fezes e alternância entre período de diarreia aquosa e prisão de ventre.

A colite pode acontecer como consequência de alterações da imunidade, mas também pode ser devido a infecções por bactérias ou vírus. Dessa forma, sempre que exista suspeita de colite, é importante consultar um gastroenterologista, proctologista ou clínico geral.

O tratamento da colite é feito de acordo com sua causa, mas normalmente é indicado o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como escopolamina ou antibióticos para tratar a infecção. Além disso, é importante ter uma alimentação saudável e orientada por um nutricionista, para evitar a irritação do intestino e o surgimento de mais lesões.

Sintomas de colite

Os principais sintomas de colite são:

- Dor ou cólica abdominal;
- Alternância entre diarreia e prisão de ventre;
- Presença de muco nas fezes;
- Fezes com sangue;
- Febre;
- Calafrios;
- Desidratação;
- Excesso de gases intestinais;
- Perda do apetite;
- Cansaço excessivo.


Além disso, em alguns casos, podem surgir sintomas não relacionados ao sistema gastrointestinal, como dor nas articulações, inflamação nos olhos ou alterações na pele, como eritema nodoso e pioderma gangrenoso.

No caso de surgimento dos sintomas de colite, é importante consultar o clínico geral, gastroenterologista ou proctologista para que seja feito o diagnóstico, identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da colite normalmente é feito pelo gastroenterologista ou proctologista, através da avaliação dos sintomas e exame físico, além de exame de fezes e exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética, colonoscopia ou retossigmoidoscopia.


Fonte: Tua Saúde