O Hospital

Estrutura

O Hospital Cristo Rei mantém uma estrutura física aproximada de 4.600 m2, é um hospital geral enquadrado na categoria de média complexidade que presta atendimento secundário nas clínicas básicas.

Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO DA SANTA CASA DE IBIPORÃ, mantenedora do Hospital Cristo Rei, localizada no Município de Ibiporã, Estado do Paraná, é uma Instituição Civil, com personalidade jurídica de caráter beneficente e filantrópico. A Associação da Santa Casa de Ibiporã, fundada pelo idealismo da população Ibiporaense em 02 de Fevereiro de 1.951, iniciando seu funcionamento em 1.956, num edifício de apenas 417,70 m2, construída com ajuda da população, por não possuir a cidade nenhum Hospital que prestasse atendimento Médico Hospitalar à população em geral.

Desde a sua fundação a Associação passou por enormes dificuldades para manter o hospital e com a ajuda do exterior, dos órgãos governamentais, não governamentais e da população em geral, providenciou-se reformas e ampliações e hoje mantém uma estrutura física aproximada de 4.600 m2.

O Hospital Cristo Rei é um hospital geral, enquadrado na categoria de média complexidade que presta atendimento secundário nas clínicas básicas: Clínica Médica, Cardiologia,Pediatria,Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Anestesiologia, Oftalmologia, e Serviços Diagnóstico de Imagem (radiologia, ultrassonografia e tomografia) prestando também atendimentos de Urgência/Emergência, em regime de Pronto Socorro, com plantão 24 horas, nas especialidades PSM/PSP/TRAUMA-ORTOPÉDICO, com plantão 24 horas.

É o único Hospital Filantrópico da cidade que presta atendimento médico hospitalar aos pacientes do município e cidades circunvizinhas, sendo referência para a Microrregião, atendendo a população de Ibiporã ( 52.330 habitantes) e outros cinco Municípios: Alvorada do Sul com 11.057 habitantes, Assai com 16.212 habitantes, Jataizinho com 12.504 habitantes, Primeiro de Maio com 11.243 habitantes e Sertanópolis com 16.373 habitantes, totalizando 119.719 habitantes. * Dados do IBGE/2015.

O Hospital Cristo Rei tem como meta prestar sucessivamente o atendimento médico-hospitalar nas clínicas básicas e de Pronto Socorro (Urgência/Emergência) para pacientes do SUS, convênios e particulares, e cirurgias eletivas com resolutividade e qualidade na prestação de serviços na área da saúde.

Hoje, nossa capacidade hospitalar é de 63 (sessenta e três) leitos de Internação SUS, 14 (quatorze) leitos de Observação SUS e 26 (vinte e seis) leitos de Internação Convênio/Particular, somando um total de 103 (cento e três) leitos Internação/Observação, tendo 03(três) salas cirúrgicas e 02(duas) salas partos. Contamos com um quadro funcional de 170 (cento e setenta) colaboradores, um corpo clínico em reestruturação com aproximadamente 80 (oitenta) médicos cadastrados ao Sistema Único de Saúde e Convênios.

Realiza em média 155(cento e cinquenta e cinco) cirurgias/mês, cerca de 3.840 (três mil, oitocentos e quarenta) atendimentos de Urgência/Emergência mês, em torno de 67 (sessenta e sete) partos/mês para gestantes de risco habitual e intermediário.

O Hospital Cristo Rei presta um atendimento de excelência e humanizado a todos os pacientes e sustentabilidade financeira, ministrado por uma equipe multidisciplinar, objetivando o bem-estar bio-psico-social e espiritual. Com equipe de enfermagem e médica, contamos com o Serviço de Assistente Social e respaldo para sugestões, críticas e reclamações através da Ouvidoria.

Comissões

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Comissão de Infecção Hospitalar reduzir os riscos de ocorrência de infecção hospitalar, visando controlar as infecções hospitalares através de ações objetivam prevenir e reduzir a incidência desse tipo de infecção.

- Incentivar a correta higienização das mãos dos profissionais de saúde;
- Desenvolver ações na busca ativa das infecções hospitalares;
- Avaliar e orientar as técnicas relacionadas com procedimentos invasivos;
- Participar da equipe de padronização de medicamentos;
- Prevenir e controlar as infecções hospitalares;
- Controlar a limpeza da caixa de água;
- Controlar o uso de antibiótico;
- Implantar e manter o sistema de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares;
- Elaborar treinamentos periódicos das rotinas do CCIH;
- Manter pasta atualizada das rotinas nas unidades;
- Executar busca ativa aos pacientes com infecção;
- Fazer análise microbiológico da água;

No caso de pacientes hospitalizados, recomendar medidas de isolamentos cabíveis à situação.

A Comissão de Revisão de Documentação Médica e Estatística tem a finalidade de promover as medidas normativas e técnicas de Controle de execução das normas de preenchimento, arquivamento, guarda e recuperação dos dados contidos nos mesmos, segundo a Resolução nº 1.638/2002, analisando e propondo medidas que aprimorem:

- a perfeita identificação do paciente;
- o registro das evoluções médicas;
- o registro das evoluções de enfermagem;
- os anexos relativos à solicitação de procedimentos de diagnóstico;
- privacidade dos registros;
- guarda dos documentos junto ao arquivo próprio;
- acompanhamento dos indicadores hospitalares.

A Comissão de Humanização tem como objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores, a humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles.

A Comissão de Núcleo de Segurança do Paciente tem como objetivos promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco. O paciente necessita estar seguro, independentemente do processo de cuidado a que ele está submetido. Ainda, consiste em tarefa do Núcleo de Segurança do Paciente promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente.

A Organização de Procura de Órgãos tem como objetivos permitir uma melhor organização do processo de captação de órgãos, melhor identificação dos potenciais doadores, mais adequada abordagem de seus familiares, melhor articulação do Hospital com a respectiva C O P, e viabilizar uma ampliação qualitativa e quantitativa na captação de órgãos.x

Convênios

Atendemos os principais convênios. Confira.